Página Inicial
Home Notícias

20/11/2014

O MUSICANTO ESTÁ VIVO!

O Musicanto deste ano superou todas as expectativas. Inovando no formato de multifeira cultural, o evento chegou a 26ª edição renovado e aberto às novas tendências da área cultural.
Sábado, 15, última noite do evento, depois dos shows do grupo de danças de Crissiumal, o GEMP, e da Orquestra do SESI, que atraíram um bom público no ambiente interno do Centro Cívico, a folia tomou conta na parte externa, onde se apresentaram Americanto, Mário Barbará, Kako Xavier e Loma, Jorjão e o Tributo a Tim Maia, e, finalmente, a Banda Saldanha.
A festa se prolongou até às 5 horas da manhã.
A avaliação preliminar é de que o público aprovou o modelo, mas uma grande parte sugere o retorno da fase competitiva, com 12 músicas previamente selecionadas e que devem estar no CD previamente gravado. Tudo ainda são conjecturas que deverão ser compiladas para uma avaliação mais profunda e estudo de viabilidade.
O promotor cultural Airton Patineti dos Anjos e acordeonista Luiz Carlos Borges sugerem que a competição deve retornar ao festival com a manutenção da estrutura externa com shows, cultura e gastronomia.
O jornalista Juarez Fonseca, colunista da Zero Hora, esteve em Santa Rosa como convidado do evento e participou dos debates. Ele afirmou que “o mais importante é que o festival se rediscute, está vivo, avança, ao contrário da maioria quase absoluta dos demais festivais no RGS”.
Um novo presidente deverá ser escolhido já que o músico e psicólogo Cláudio Joner afirmou que não aceita presidir novamente o Musicanto que ocorrerá em 2016. Antes, deverá ocorrer reunião de avaliação para analisar as inúmeras sugestões, avaliar os erros e acertos e definir a data do evento em 2016.
Joner declarou que a cidade ganhou muito com o projeto, que de forma simples e uma equipe enxuta e aguerrida conseguiu construir um Musicanto que caiu no agrado da maioria. “Agora é tocar em frente, tendo em vista que o projeto deve a sensibilizar as pessoas e que elas tenham orgulho de dizer que o Musicanto é nosso!”
Polêmico como sempre foi, o Musicanto suscita discussões acaloradas sobre os rumos que deve seguir. Mas este ano os elogios superam as críticas. Há um consenso sobre o formato que aponta para a manutenção do modelo atual com a inclusão de uma noite de competição.

(Assessoria de Imprensa)
Apoiadores Sindilojas - Santa Rosa Prefeitura Municipal de Santa Rosa RealizadoresGaia - cultura e arte Musicanto

Sítio Eletrônico reformando o site