O Musicanto 2025 está chegando
00d : 00h : 00m : 00s

Musicanto na mídia

Musicanto 2025 quebra mais um recorde: 32 músicas competirão no maior festival nativista das Américas!

Mais um feito inédito: depois de alcançar o recorde de 1.140 músicas inscritas, o festival anuncia agora o maior número de composições concorrendo em suas 30 edições: serão 32 músicas no palco do Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges.

Tradicionalmente, o festival reúne 24 músicas na disputa principal. Neste ano, porém, o palco será ainda maior — literalmente. A Categoria Livre contará com 24 composições, a Categoria Instrumental com 2, e a grande novidade de 2025, a Categoria Semeador, trará 6 músicas, totalizando 32 apresentações competitivas.

Para o público, o resultado é um verdadeiro presente: 32 shows de música sul-americana, interpretados por artistas vindos de diversas regiões do Rio Grande do Sul, do Brasil e de países vizinhos. É o Musicanto reafirmando sua essência: unir vozes, ritmos e culturas em um mesmo palco.

Este marco histórico é fruto da visão e dedicação do presidente Fernando Borella, que trabalhou incansavelmente pela viabilização financeira do festival. “Após o recorde das 1.140 inscrições, manter apenas 24 músicas em competição seria pouco diante da grandiosidade desta edição. O público merecia mais”, destaca Borella.

O coordenador da triagem, Edson Flores de Campos, também endossa a decisão, lembrando que o regulamento permite a ampliação e que o nível das composições justificou plenamente o aumento. “As músicas suplentes selecionadas pela triagem mereciam estar no palco. A diversidade e a qualidade foram tão expressivas que ampliar o número de concorrentes era o caminho natural para honrar o espírito do Musicanto”, afirma.

Assim, o Musicanto 2025 consolida-se como o festival dos grandes números, das grandes emoções e dos grandes encontros. De 4 a 8 de novembro, Santa Rosa será, mais uma vez, o coração da música sul-americana.