Na noite de quarta-feira, 8 de outubro, o Plenário Étore Alberto Beltrame foi tomado por emoção e aplausos durante a entrega das Moções de Congratulações ao Musicanto 2025. Mas afinal — por que tamanha distinção? O que faz deste festival um símbolo tão forte a ponto de merecer o reconhecimento oficial da Câmara de Vereadores de Santa Rosa?
O Musicanto Sul-Americano de Nativismo chega à sua 30ª edição, com uma trajetória marcada por desafios superados, recordes quebrados e a força motriz do voluntariado qualificado que faz o festival acontecer.
O diretor da Câmara de Vereadores, Joel Faccin, destacou em sua fala que o reconhecimento parte justamente dessa constatação: “O Musicanto tem uma comissão organizadora composta por profissionais altamente capacitados, que se doam voluntariamente, sem medir esforços para realizar um evento deste porte. É um trabalho de excelência, movido por amor à cultura e à cidade. Por isso, o Legislativo não poderia deixar de prestar essa homenagem.”
O presidente da Câmara, Máximo Altemir Martins, reforçou o apoio da Casa Legislativa: “O Musicanto é um patrimônio cultural de Santa Rosa, e a Câmara tem o dever de apoiar e reconhecer sua importância. A aprovação da moção foi unânime, demonstrando que o festival une todos os vereadores, inclusive ex-presidentes do próprio Musicanto, que conhecem de perto sua relevância e seus desafios.”
O presidente do Musicanto 2025, José Fernando Borella, ao receber a homenagem, agradeceu o gesto e fez questão de enfatizar o esforço coletivo que sustenta o festival: “Este reconhecimento pertence a cada voluntário, a cada pessoa que acredita no Musicanto. Os desafios financeiros e estruturais são grandes, mas têm sido superados com trabalho, comprometimento e amor pelo que se faz. É assim que conseguimos implementar tantos recordes: o de músicas inscritas, o de 32 composições competitivas, shows internacionais e uma área externa totalmente gratuita, com uma intensa programação diversificada. Tudo isso feito por mãos santa-rosenses.” E encerrou sua fala com uma frase que resume o espírito da 30ª edição: “O Musicanto 2025 não é mais, nem menos — é na medida certa.”