Fazendo parte do planejamento estratégico e das inovações que marcam o Musicanto 2025, o festival traz mais uma novidade que promete emocionar o público: uma representação teatral-musical inédita, inspirada em um dos momentos mais simbólicos da trajetória do festival.
A ideia surgiu ainda nas primeiras reuniões da comissão central, como um pedido do presidente Fernando Borella, que destacou a importância de oferecer ao público uma experiência artística completa. “Queríamos algo que transcendesse a música e mostrasse, de forma sensível, a grandeza histórica e emocional do Musicanto: um teatro aberto ao público, executado por talentos da nossa terra!”, destacou Borella.
Para dar vida a essa proposta, foi convidada a atriz, diretora, professora e crítica teatral Fernanda Abegg, para a Comissão de Teatro. Com um elenco de 20 artistas locais — entre músicos e atores de diferentes idades — os ensaios retratam uma personalidade marcante da história do Musicanto: Mercedes Sosa, a lendária cantora argentina conhecida como La Negra, símbolo da música latino-americana e da resistência cultural.
O espetáculo transita pela sua carreira e o retorno aos palcos, após o exílio, quando Mercedes Sosa se apresentou no Musicanto de 1984, em Santa Rosa — um marco para o festival e para a integração cultural entre os povos da América do Sul.
“A cultura não tem fronteiras, e o Musicanto disse isso em alta voz desde sua primeira edição”, afirma Daniel Morales, professor, maestro, músico, jurado e participante de várias edições passadas do festival – que soma seu conhecimento aos voluntários como diretor musical da peça.
Mais do que um teatro musical, este projeto representa o espírito inovador desta 30ª edição — o Musicanto dos recordes, que segue unindo arte, emoção e pertencimento.
Patrocinadores que tornam esse projeto viável: CrediAgora, Sest Senat, Posto Vaccari, Rancho Gaúcho, Residencial Flor do Ipê e Casa Amarela.