Eis um festival renovado, pulsante e conectado com o seu tempo. O Musicanto 2025 é um fenômeno de gestão, cultura, emoção e pertencimento popular. Foram 30 ações inéditas e recordes que reposicionaram o festival como o maior e mais moderno evento de nativismo das Américas.
30 marcos que fazem do Musicanto 2025 um festival histórico:
- Transparência total na gestão: Todos investimentos são controlados com rigor administrativo e total transparência pública, fruto da gestão administrativa moderna da comissão central.
- Recorde de empresas patrocinadoras e apoiadoras: Maior número da história do Musicanto, comprovando a confiança do empresariado na nova gestão.
- Recorde de 1.140 músicas inscritas! Um feito inédito que reforça a dimensão continental do festival.
- 32 canções classificadas no palco – recorde de concorrentes! São 32 espetáculos no palco sagrado do Centro Cívico Cultural.
- Categoria Semeador – uma inovação inédita que já emociona antes mesmo de estar no palco. Criada para dar voz aos novos talentos, compositores e intérpretes iniciantes.
- Recorde de escolas participantes no projeto Musicanto Vai à Escola: 30 instituições.
- Recorde de alunos impactados: mais de 4 mil crianças, adolescentes e jovens recebendo o projeto Musicanto Vai à Escola, vivenciando o contato com as raízes da música nativista.
- Regionalização do projeto Musicanto Vai à Escola: inédita participação das escolas dos municípios de Tuparendi e Santo Cristo, num movimento regional de integração cultural.
- Projeto Cidade Amiga do Musicanto: Campina das Missões, o primeiro município parceiro neste formato.
- Inclusão e diversidade em cena: Apresentações de escolas especiais, grupos musicais do CAPS e projetos sociais reafirmam que o Musicanto é de todos.
- Maior número de mulheres em comissões técnicas da história do festival.
- Inauguração da Sala Dom Latino: Um espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa, junto ao Centro Cívico. Local que vai hospedar a história do festival idealizado à 42 anos por Luiz Carlos Borges.
- Comissão de Teatro – uma estreia emocionante! Com peça que homenageia Mercedes Sosa. Apresentação na área externa, gratuito à comunidade.
- Criação da Comissão de Resgate Histórico: Localizando, reunindo, digitalizando e catalogando o acervo fotográfico e documental do festival.
- Revitalização e recolocação do mural dos ex-presidentes, no hall do Centro Cívico.
- Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS.
- Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa.
- 200 mil reais em premiação – valorização dos artistas!
- Marketing profissional e moderno (Agência Ranover e Duo Social Media): Planejamento, narrativa e execução estratégica que garantiram o alcance histórico do festival.
- Explosão digital: De 1450 para a marca de 5000 seguidores e mais de 1 milhão de visualizações nas redes em 90 dias.
- Ações permanentes: O Musicanto não “morrerá” entre edições — manterá atividades constantes para manter viva a chama cultural.
- Parceria inédita com a Expointer: intercâmbio institucional e divulgação recíproca entre os grandes eventos do RS.
- Show Santa Rosa Canta Musicanto: Dois dias de palco com artistas locais — o brilho da prata da casa. Valorização merecida aos nossos expoentes musicais.
- Parceria moderna com a imprensa: O festival fornece a marca; os veículos buscam patrocinadores. Uma relação sustentável e inédita.
- Reuniões protagonistas de diálogo com outros Festivais do Estado do RS: visita do Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões, da Coxilha Nativista de Cruz Alta e visitando Seara de Carazinho e Canto Galponeiro de Passo Fundo. Resultado: criação do Fórum dos Festivais, sendo Santa Rosa a sede da 2ª edição, com presença do Secretário Estadual de Cultura Eduardo Loureiro e do Membro Titular do Conselho Estadual de Cultura Érlon Péricles.
- Retomada dos lançamentos oficiais em Porto Alegre: a Tertúlia Musicanto reuniu 14 artistas renomados, todos voluntários.
- Caravana Musicanto: A ação que levou o festival às ruas do centro e vilas, com a presença do Prefeito Anderson Mantei e do Vice Taquari, convidando o povo a celebrar o Musicanto.
- Embaixadora internacional na Europa (Alemanha): Divulgação voluntária e espontânea do festival em âmbito internacional.
- 1º Concurso de Vitrines: 26 empresas participantes, cidade decorada, vibrando e respirando Musicanto.
- Gratuidade total da área externa: shows nacionais, apresentações de artistas prata da casa, entidades tradicionalistas, exposições de quadros, teatro e cultura popular. Um Musicanto acessível a todos.
“O Musicanto 2025 é a prova viva de que quando a cultura é conduzida com amor, propósito e gestão moderna, ela se torna sustentável e gigantesca. Este festival é orgulho de Santa Rosa, exemplo para o Estado e referência para o futuro”, destaca Dário Germano, presidente do CCP da Fenasoja.
“O Musicanto 2025 é o resultado de um trabalho recompensado, de pessoas que acreditaram que a cultura pode ser motor de desenvolvimento e orgulho coletivo. O que se vê hoje é uma cidade pulsando cultura, um festival que leva e eleva o nome de Santa Rosa como sede da cultura sul-americana. Um evento que demonstra a nossa pujança, organização e talento em todos os segmentos, com uma execução impecável: o Musicanto segue escrevendo sua história”, palavras do Prefeito Municipal, Anderson Mantei.
Musicanto 2025 — O festival do mais, do melhor! Porque a cultura, quando é feita com o coração, não tem limites.