O Musicanto 2025 está chegando
00d : 00h : 00m : 00s

Musicanto na mídia

Musicanto 2025: o 30º festival dos 30 ineditismos e recordes!

Eis um festival renovado, pulsante e conectado com o seu tempo. O Musicanto 2025 é um fenômeno de gestão, cultura, emoção e pertencimento popular. Foram 30 ações inéditas e recordes que reposicionaram o festival como o maior e mais moderno evento de nativismo das Américas.

30 marcos que fazem do Musicanto 2025 um festival histórico:

  1. Transparência total na gestão: Todos investimentos são controlados com rigor administrativo e total transparência pública, fruto da gestão administrativa moderna da comissão central.
  2. Recorde de empresas patrocinadoras e apoiadoras: Maior número da história do Musicanto, comprovando a confiança do empresariado na nova gestão.
  3. Recorde de 1.140 músicas inscritas! Um feito inédito que reforça a dimensão continental do festival.
  4. 32 canções classificadas no palco – recorde de concorrentes! São 32 espetáculos no palco sagrado do Centro Cívico Cultural.
  5. Categoria Semeador – uma inovação inédita que já emociona antes mesmo de estar no palco. Criada para dar voz aos novos talentos, compositores e intérpretes iniciantes.
  6. Recorde de escolas participantes no projeto Musicanto Vai à Escola: 30 instituições.
  7. Recorde de alunos impactados: mais de 4 mil crianças, adolescentes e jovens recebendo o projeto Musicanto Vai à Escola, vivenciando o contato com as raízes da música nativista.
  8. Regionalização do projeto Musicanto Vai à Escola: inédita participação das escolas dos municípios de Tuparendi e Santo Cristo, num movimento regional de integração cultural.
  9. Projeto Cidade Amiga do Musicanto: Campina das Missões, o primeiro município parceiro neste formato.
  10. Inclusão e diversidade em cena: Apresentações de escolas especiais, grupos musicais do CAPS e projetos sociais reafirmam que o Musicanto é de todos.
  11. Maior número de mulheres em comissões técnicas da história do festival.
  12. Inauguração da Sala Dom Latino: Um espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa, junto ao Centro Cívico. Local que vai hospedar a história do festival idealizado à 42 anos por Luiz Carlos Borges.
  13. Comissão de Teatro – uma estreia emocionante! Com peça que homenageia Mercedes Sosa. Apresentação na área externa, gratuito à comunidade.
  14. Criação da Comissão de Resgate Histórico: Localizando, reunindo, digitalizando e catalogando o acervo fotográfico e documental do festival.
  15. Revitalização e recolocação do mural dos ex-presidentes, no hall do Centro Cívico.
  16. Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS.
  17. Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa.
  18. 200 mil reais em premiação – valorização dos artistas!
  19. Marketing profissional e moderno (Agência Ranover e Duo Social Media): Planejamento, narrativa e execução estratégica que garantiram o alcance histórico do festival.
  20. Explosão digital: De 1450 para a marca de 5000 seguidores e mais de 1 milhão de visualizações nas redes em 90 dias.
  21. Ações permanentes: O Musicanto não “morrerá” entre edições — manterá atividades constantes para manter viva a chama cultural.
  22. Parceria inédita com a Expointer: intercâmbio institucional e divulgação recíproca entre os grandes eventos do RS.
  23. Show Santa Rosa Canta Musicanto: Dois dias de palco com artistas locais — o brilho da prata da casa. Valorização merecida aos nossos expoentes musicais.
  24. Parceria moderna com a imprensa: O festival fornece a marca; os veículos buscam patrocinadores. Uma relação sustentável e inédita.
  25. Reuniões protagonistas de diálogo com outros Festivais do Estado do RS: visita do Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões, da Coxilha Nativista de Cruz Alta e visitando Seara de Carazinho e Canto Galponeiro de Passo Fundo. Resultado: criação do Fórum dos Festivais, sendo Santa Rosa a sede da 2ª edição, com presença do Secretário Estadual de Cultura Eduardo Loureiro e do Membro Titular do Conselho Estadual de Cultura Érlon Péricles.
  26. Retomada dos lançamentos oficiais em Porto Alegre: a Tertúlia Musicanto reuniu 14 artistas renomados, todos voluntários.
  27. Caravana Musicanto: A ação que levou o festival às ruas do centro e vilas, com a presença do Prefeito Anderson Mantei e do Vice Taquari, convidando o povo a celebrar o Musicanto.
  28. Embaixadora internacional na Europa (Alemanha): Divulgação voluntária e espontânea do festival em âmbito internacional.
  29. 1º Concurso de Vitrines: 26 empresas participantes, cidade decorada, vibrando e respirando Musicanto.
  30. Gratuidade total da área externa: shows nacionais, apresentações de artistas prata da casa, entidades tradicionalistas, exposições de quadros, teatro e cultura popular. Um Musicanto acessível a todos.

“O Musicanto 2025 é a prova viva de que quando a cultura é conduzida com amor, propósito e gestão moderna, ela se torna sustentável e gigantesca. Este festival é orgulho de Santa Rosa, exemplo para o Estado e referência para o futuro”, destaca Dário Germano, presidente do CCP da Fenasoja.

“O Musicanto 2025 é o resultado de um trabalho recompensado, de pessoas que acreditaram que a cultura pode ser motor de desenvolvimento e orgulho coletivo. O que se vê hoje é uma cidade pulsando cultura, um festival que leva e eleva o nome de Santa Rosa como sede da cultura sul-americana. Um evento que demonstra a nossa pujança, organização e talento em todos os segmentos, com uma execução impecável: o Musicanto segue escrevendo sua história”, palavras do Prefeito Municipal, Anderson Mantei.

Musicanto 2025 — O festival do mais, do melhor! Porque a cultura, quando é feita com o coração, não tem limites.