O Musicanto 2025 está chegando
00d : 00h : 00m : 00s

Musicanto na mídia

Oficina de Sensibilização Poética e Inspiração Criativa com Gujo Teixeira: um convite especial à professores e dirigentes escolares

Dentro da programação do Musicanto 2025, que se consagra como o festival da renovação e do pertencimento, eis mais uma ação especial: a Oficina de Sensibilização Poética e Inspiração Criativa, com o poeta e compositor Gujo Teixeira.

O encontro acontece no dia 4 de novembro, às 19h30, dentro da programação do Musicanto Vai à Escola — e é aberto ao público e totalmente gratuito.

Mais do que uma oficina, a proposta visa capacitar professores e dirigentes escolares, despertando novas formas de expressão e pensamento, especialmente para quem atua no projeto Musicanto Vai à Escola, onde nascem os futuros talentos e se planta a semente da continuidade cultural.

“A poesia é um ato de sentir o mundo — e o Musicanto é um espaço que faz o mundo sentir a nossa cultura”, resume Gujo Teixeira, convidando toda a comunidade a participar.

Gujo carrega história e emoção em seu vínculo com o festival. Em 1999, durante o 16º Musicanto Sul-Americano de Nativismo, foi vencedor com a canção “Milongueando a Solidão”, composta em parceria com Érlon Péricles e interpretada por Adilson Moura, conquistando o primeiro lugar na categoria Linha Nativa Pampeana.

Com uma carreira de 36 anos nos festivais nativistas, ele participou como compositor e jurado em cerca de 500 eventos. Contabiliza mais 700 composições gravadas, muitas das quais premiadas. Como escritor, tem 12 livros publicados. Seus poemas versam sobre as coisas do campo, as lidas do homem e a alma gaúcha, e também refletem sobre o próprio fazer poético.

Agora, o artista retorna não apenas como poeta, mas auxiliando no fortalecimento de um dos maiores propósitos desta 30ª edição: preparar o Musicanto para os próximos 40 anos, abraçando a juventude, a educação e o sentimento de pertencimento que move Santa Rosa e região.